Para que serve um Pass Through

O pass through é uma ferramenta que veio para auxiliar na transferência de itens das cozinhas para o salão dos restaurantes. Seu uso foi motivado principalmente pela necessidade de agilidade em estabelecimentos com muita movimentação. A ideia principal é que, mesmo com uma grande quantidade de alimentos ficando prontos a todo o momento, a qualidade e o sabor deles são preservados até serem servidos aos clientes. Dessa forma, existem dois modelos que fazem sucesso nos restaurantes: o pass through frio e o quente. Neste texto você vai entender para que serve um pass through, o porquê de ser tão importante para os restaurantes, e como cuidar desse equipamento. Vamos lá! aluguel-de-pass-through Título da imagem (SEO): Pass through

Como o pass through funciona?

Em resumo, o pass through faz a ligação entre a cozinha e a área de alimentação, onde os clientes ficam. Ele é uma caixa retangular de inox, contendo uma porta de cada lado, e várias bandejas no interior. Assim, conforme o pessoal da cozinha prepara os alimentos, eles são disponibilizados nas bandejas da caixa de passagem (como também é chamado). Então, o pessoal que serve a comida coleta essas bandejas e disponibiliza o conteúdo para os clientes. Podemos notar, dessa forma, que sua utilização se dá para evitar o “entra e sai” da cozinha. Isso é muito importante, pois está presente nas normas vigentes, as quais todos os bares e restaurantes devem respeitar.

Quais são os modelos de pass through para cozinha industrial?

Como foi apresentado anteriormente, a caixa de passagem possui duas portas, uma oposta à outra. Além disso, ele atua como um divisor de setores dentro dos restaurantes, e impede a contaminação cruzada. Porém, não falamos nada sobre os modelos disponíveis no mercado, como os equipamentos que mantêm a comida quente, e os que as mantêm frias. Esse detalhe é muito importante, pois, em uma cozinha industrial, nem sempre a comida vai da cozinha para os clientes. Dessa forma, ela pode ficar dentro do pass through por algum tempo até finalmente ser servida. Nesse meio tempo, é importante manter a qualidade do alimento. Veja detalhes dos dois modelos de caixa de passagem!

Pass through quente

Em geral, o controle da temperatura é feito através de um dispositivo eletrônico, o qual também apresenta a temperatura interna do aparelho. Ele fica localizado na testeira do equipamento, e pode ser ajustado de acordo com sua necessidade. A regulagem da temperatura é feita através de um display, mas vale ressaltar que alguns modelos trabalham somente até 32,2ºC de temperatura externa, e umidade do ar em 65%. O melhor uso desse equipamento é na conservação de temperatura do alimento que será servido, e a regulagem de temperatura pode ficar de 40ºC até 80ºC.

Pass through frio

As caixas de passagem frias auxiliam na manutenção da temperatura de pratos como saladas e sobremesas. A faixa de temperatura vai de 2ºC até 10ºC. Em essência, são iguais às caixas de passagem quente, tanto em forma quanto em utilização, mas focam apenas em alimentos frios. Isso evita, por exemplo, que certos pratos percam o sabor — ou até mesmo estraguem.

Quais são os cuidados essenciais ao usar esse equipamento?

Todos os equipamentos precisam de cuidados para funcionarem de maneira adequada, e com a caixa de passagem não é diferente. Veja os principais cuidados quando estiver lidando com um pass through.

Instalação

  •       Certifique-se de que a voltagem da tomada e a voltagem do equipamento conferem;
  •       Confirme se a rede elétrica de seu estabelecimento suporta o consumo de energia do aparelho;
  •       Use um estabilizador de voltagem, no caso de sua rede elétrica apresentar oscilações bruscas;

Utilização

  •       Certifique-se de que o pass through satisfaz suas necessidades operacionais. Note que há faixas de utilização para esse aparelho, ou seja, eles apresentam limitações;
  •       Deixe o equipamento ligado por pelo menos 2 horas antes de usá-lo. Isso garante que a temperatura esteja conforme o planejado; e jamais armazene alimentos fora da temperatura de        funcionamento do equipamento. Ou seja, coloque apenas produtos já aquecidos — ou frios — em seu interior.

Limpeza

  •       Desligue o aparelho da tomada, antes de mais nada;
  •       Espere a resistência do equipamento esfriar;
  •       Utilize apenas flanelas, água morna e sabão neutro. Jamais use produtos tóxicos ou que possam causar danos ao equipamento e/ou alimentos;
  •       Após a limpeza, deixe o equipamento ligado, vazio, por 2 horas antes de usá-lo; e não use jatos de água no aparelho.

O que a legislação brasileira impõe sobre os restaurantes?

A ANVISA dispõe de várias normas no que tangem aos bares e restaurantes. Em caso de descumprimento, o estabelecimento será multado e pode ser fechado definitivamente. Dessa forma, é importante se esforçar para ficar dentro da Lei. Veja um breve resumo das principais normas.

Manual de conduta

Todos os estabelecimentos precisam desenvolver um manual de conduta, no qual devem constar as seguintes informações:
  •       Rotina de limpeza;
  •       Quais alimentos são servidos;
  •       Detalhes sobre o armazenamento dos alimentos;
  •       Quantas vezes há higienização das mãos pelos funcionários que manuseiam alimentos;
  •       Como o estabelecimento lida com o lixo;
  •       Como os colaboradores fazem a higiene e detalhes sobre a jornada de trabalho.

Documentos obrigatórios

São documentos obrigatórios:
  •       Alvará emitido pela Prefeitura;
  •       CNPJ;
  •       Alvará emitido pela Vigilância Sanitária;
  •       Alvará emitido pelo Corpo de Bombeiros;
  •       Registros sobre temperatura dos freezers;
  •       Certificado de manutenção dos equipamentos utilizados; e manual de operações padronizado.

Limpeza

A limpeza deve priorizar a cozinha, pois, de fato, é o local mais importante de um estabelecimento que lida com alimentos. Além disso, é necessário limpar diariamente balcões, fogões, utensílios; já a limpeza semanal fica para freezers, coifas e geladeiras.

Contaminação cruzada

A contaminação cruzada é um elemento crítico para qualquer restaurante — e por isso o pass through é tão importante. Em suma, somente os colaboradores da cozinha podem ter acesso aos alimentos. Dessa forma, há necessidade de setorização de utensílios, assim como evitar a entrada de colaboradores do salão do restaurante. Isso impede a perigosíssima contaminação da cozinha. A caixa de passagem, portanto, serve para delimitar a atuação dos colaboradores fora da cozinha, impedindo que bactérias, vírus e germes contaminem os alimentos ali presentes. Prontinho, agora você sabe tudo sobre pass through! Alugue um Pass Through com a Seara Equipamentos, segue contatos: Fone: (11) 3297-4110 WhatsApp: (11) 98500-8489 ou (11) 95000-4452 e-mail: seara@searaequipamentos.com.br www.searaequipamentos.com.br

Data 21 de dezembro de 2020

Postado por: fabio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscando por equipamentos para locação?